Decerto, o termo “logística” não é-te novo, é muito recorrente em jornais, livros, TVs, etc. É um termo singelo, embora não necessariamente acessível no tangente a explanação do seu conceito, funções e importância, sendo, por isso, costumeiramente abordado entre pessoas inteiramente interessadas no mesmo, o que não é de cariz consuetudinária. Não sendo um termo trivial, pessoas comuns não sabem ao certo o seu conceito, contentando-se em saber que está directamente ligado ao mundo corporativo. Mas cá estamos para lhe esclarecer essas e quaisquer outras dúvidas sobre logística.
é uma especialidade da administração responsável por prover recursos e informações decisivas e concisas para a execução de todas as actividades de uma organização. Em poucas palavras, logística tem como objectivo primordial organizar processos de produção, aumentar a eficiência dos processos e, simultaneamente, reduzir custos e posicionar-se como uma ferramenta perspicaz ao passo que detecta minuciosamente qualquer gradação, com uma eficácia altiva para o alcance duma eficiência acentuada e, por consequência influenciar positivamente nos quesitos: Demanda e Procura de produtos.
nas empresas é garantir que os insumos e productos certos estejam em seus devidos lugares, quando necessários e pelo menor custo possível. Diante disso, seu principal objetivo é aumentar a eficiência desses processos e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Porquanto, investir em melhorias na logística de uma empresa deixa de ser uma opção para se tornar uma prioridade.
Relativamente a importância da logística, vale frisar que ela está presente em todo ciclo do produto, do ponto de origem da matéria-prima ao ponto de consumo, bem como no retorno de resíduos, embalagens e até mesmo do próprio produto ao fim de sua vida útil ao que dá-se o nome de logística reversa. A logística empresarial tem assumido um papel de grande importância, deixando de se limitar apenas à funções meramente operacionais, como transporte, armazenamento e movimentação, para revestir-se dum ar estratégico, para estar na linha da frente suficientemente munida para aprimorar o desempenho dessas funções e da empresa na totalidade.
A logística toma um ar de importância pelo facto de estar por detrás dos processos de planejamento, execução e monitoramento de todas as atividades envolvidas no ciclo dos produtos e ainda é responsável por integrar as diversas áreas da organização, garantindo eficiência e fluidez entre os processos, o que é essencial para um bom desempenho e cumprimento dos prazos.
É claro que os céticos não verão a necessidade de contarcom a intervenção duma instituição mais eficiente nesse quesito. Mas, sem dúvidas, é mais seguro contratar uma entidade competente – uma empresa do ramo da logística – para evitar gastos desnecessários e tornar mais visíveis os ganhos da sua empresa. A execução logística de um negócio é uma etapa fundamental para o seu sucesso.
Em vez de fazer tudo internamente, é possível e benéfico ter o apoio externo e especializado. Trata-se, portanto, de contratar uma equipa que seja capacitada em serviço de logística.
Perante um mercado relativamente renhido, torna-se fácil selecionar um
meio inadequado no contexto do interesse de importar produtos, tornando-se assim, imperioso que se tenha o suporte duma empresa com uma equipa
suficientemente competente para que suas ações resultem em encontrar a
alternativa que se encaixe melhor nas necessidades e nas possibilidades, de
modo a corresponder às expectativas que também devem respeitar aos
padrões da realidade.
Contar com uma equipa essencialmente dedicada a actividades de logística
é assumir a tomada de medidas mais certeiras, o que significa o
cumprimento de todos os procedimentos da estirpe de segurança, proteção
e cumprimento dos prazos conforme colocados. Assim, há proteção da
carga e cumprimento dos prazos e de demais questões. E, inclusive, isso é
aplicável em movimentações para importação ou exportação.
A não observância dos pontos descritos em 1 e 2 culmina, geralmente, com
o fracasso de todos os passos subsequentes, o que não constitui o desejo de nenhuma empresa,
custos elevadíssimos por conta da má gestão da logística
. Agora, para evitar custos elevadíssimos por razões de laia
logística, entra à baila uma equipa fortemente apetrechada para fazer face a
incidentes deste tipo. Por consequência desta intervenção, a empresa pode
começar a assistir ao aumento da sua lucratividade.
Uma equipa de logística está mais capacitada para responder com eficácia
as necessidades logísticas da sua empresa, de modo a potenciar resultados.
Não querendo com isso afirmar categoricamente que uma equipa interna
não possa tomar as rédeas de forma a que traga resultados positivos, porém,
é muito hipotético que isso aconteça, devido a uma aparente inexperiência
e falta de embasamento teórico e prático nessa órbita. Portanto, ainda é
preferível que se aposte numa empresa alicerçada no ramo logístico para
isto, em consequência, resulte em ganho de escala.