Noticia 04 de Maio de 2022 Michella Zacarias

Quais as etapas envolvendo o armazenamento? – Sua importância – Entenda o processo do armazenamento


Foto Logistica

Para o bom desempenho da sua empresa, o armazenamento assume um papel preponderante. Todavia, o armazenamento respeita a certas etapas consideradas básicas, e durante este conteúdo iremos-lhe apresenta-las e abordaremos em torno do por que de ser tão importante para o alcance de resultados. O armazenamento é um sector assaz importante dentro das operações logísticas, pois é responsável pela organização, alocação e gerenciamento de materiais. Embora as actividades de armazenamento estejam inteiramente relacionadas com o #Departamento Fiscal, que por sua vez, envolve actividades operacionais, e o armazenamento influencia consideravelmente nos custos e na agilidade da entrega de pedidos e/ou produção de qualquer empresa.


Principais etapas do processo de armazenamento


O sistema de armazenamento abarca, essencialmente, seis actividades macro, que são: recepção, conferência, estocagem, segregação, embalagem e expedição.


1) Recepção de mercadorias

Nesta primeira etapa ocorre a recepção de mercadorias a serem estocadas, no local do armazenamento. Esta operação é levada à cabo nas docas do armazém, onde as mercadorias são descarregadas do veículo que as transportou


2) Conferência dos itens

Esta é uma etapa muito importante no processo de armazenamento e controle do Stock, pois é onde as mercadorias passam por uma vistoria, para detectar possíveis inconformidades, como avarias, excessos ou mesmo excedentes envolvendo as cargas trazidas. É depois dessa conferência que os produtos, finalmente, são identificados e conduzidos ao seu local de armazenamento.Já que esta etapa é delicada, muitas das vezes carece do auxílio da tecnologia, sendo mais comum o uso do Código de Barras e a Radiofrequência (RFID), o que vai facilitar a averiguação do lote, validade, fabricação e número de série da mercadoria em causa, o que vai influenciar nas etapas seguintes: organização, alocação, movimentação, controle até a expedição.


3) Estocagem (Stock) dos produtos

Depois de cumpridas as etapas 1 e 2 do processo, que são relativas a recepcao e conferência, onde vimos que esta última depois de cumpridas as mercadorias são direcionadas para o local onde serão definitivamente armazenadas. Finda esta etapa, as mercadorias são registradas e são consideradas Saldo de Stock, e, se deslocados deste local para um novo, devem ser registrados novamente já com um outro endereço, para mitigar riscos de confusão nas etapas subsequentes. É nesta etapa onde de tempo em tempo deve ser feito um controle do inventário, que consiste em fazer uma listagem de todos os produtos armazenados, para averiguar se as informações postuladas e constantes no sistema correspondem ao que se verifica no local físico. A finalidade desta actividade é averiguar se há inconformidades de cadastro, possíveis avarias ou mesmo furtos durante o armazenamento. Existem vários tipos de estrutura e maquinário para a realização de movimentação e alocação de materiais, portanto, cabe ao gestor do armazém conhecer o seu Stock e estudar estratégias eficazes para optimizar e agilizar o processo de movimentação de mercadorias.


4) Separação de pedidos (Picking)

A separação dos pedidos, o que é conhecido em inglês como Picking, é a etapa de preparação de produtos rumo ao destino final. Inicialmente, esses produtos ou mercadorias são identificadas no sistema, localizados no armazém e levados à área de separação. Esta epata aparentemente fácil, na essência é muito complexa e carece de uma atenção acentuada, visto que um erro ou atraso neste processo pode comprometer todo um programa de uma indústria. Portanto, podem ser usados alguns Softwares de agilização e otimização do processo de separação de pedidos, como o Flow Rack ou o Mini Porta Pallet.


5) Embalagem (Packing)

Esta etapa de embalagem ou packing é restrita, podendo ser necessária para um tipo de produtos e não para outro, pois alguns produtos já vêm com a sua embalagem e fraccionados para o consumo, neste caso salta-se a etapa do Packing, passando directo do Picking para a expedição,ou as mercadorias em causa são conduzidas directo para a área de produção industrial. Portanto, esta etapa é válida apenas para casos de produtos não devidamente embalados, e o tipo de embalagem irá sempre depender do tipo de produto e da forma como este será transportado, visando sempre velar pela integridade e segurança do material.


6) Expedição

Tal como já deu pra notar, este termo foi acima mencionado muitas vezes, e assume uma posição finalista do processo de armazenamento. De facto, a expedição é a etapa final do processso de armazenamento, pois é relativa ao embarque dos produtos para o seu destino final. É nesta etapa onde os produtos devem ser devidamente preparados, conferidos e despachados para o transporte, seja por mãos de terceiros ou pelo próprio operador logístico, dono do armazém. Também ocorre, ainda nesta etapa, a preparação burocrática para a saída dos produtos, desde a documentação,notas fiscais, informações sobre o destino, etc.

Leia Mais Artigos

Assine e Acompanhe os Melhores Artigos e Noticias sobre o Comercio Exterior em Mocambique!